terça-feira, 17 de maio de 2011

PROJETO COMUNITÁRIO

CONSTRUINDO O PROJETO

1.O que você entende por Projeto Comunitário?
Algo que vai beneficiar a comunidade gratuitamente, onde o objetivo e a melhoria do problema em questão.
2.Atualmente trabalha no telecentro que faz parte da comunidade onde mora? Onde é o telecentro? Onde você mora? E quanto tempo você mora nessa comunidade? Relate um pouco a sua vida desde que chegou lá.
Não, na comunidade vizinha Alto Alegre II, no Alto Alegre I, moro há 15 anos.
Pelo o que minha mãe conta era um local deserto hoje evoluiu bastante, eu era muita pequena por isso não lembro como era, minha vida escolar do nível fundamental foi toda na mesma na Escola Santa Edwirges onde já trabalhei como Auxiliar de Secretaria no ano de 2010 e minha vida estudantil do nível média na comunidade vizinha Acaracuzinho, mas nunca mudei de comunidade, hoje tenho 17 anos e continuo morando no mesmo endereço de sempre.
3.O que mais gosta na sua comunidade? Por que?
A tranquilidade, porque prefiro locais sem barulhos de carros, som, etc. Até porque um local assim você tem maior concentração em certas coisa como por exemplo: estudar...
4.Tem muitos amigos em seu bairro? Se julga uma pessoa “ativa” nas atividades que acontecem em seu bairro? Relate as ações que você já participou, seja como organizador ou como participante.
Não mas só pelo o fato de ser muito reservada. Não por questão de tempo. Lembro de uma ação que participei juntamente com a igreja mais precisamente com um grupo de jovens PJ (PASTORAL DA JUVENTUDE), onde passamos o dia toda evangelizando, passamos nas cassas onde sabíamos que habitava algum adolescente, tentando conscientizar sobre a vida fácil que o mundo oferece que é maior “roubada”.
5.Teve alguma mudança marcante em sua comunidade nos últimos anos? O que? O que achou disso?
Sim. Acho que o saneamento básico melhorou demais, antes era ruas com terríveis buracos, hoje ainda existe buracos mais não como antes e a construção da igreja. Eu achei um máximo, antes as missas eram celebradas na escola hoje tem um local adequado, as doenças causadas pelo os lixos acumulados nos buracos eram constante, hoje o índice de doença caiu bastante.
6.Tem alguma coisa que mudaria na sua comunidade? Por que?
Sim, se eu pudesse estalaria áreas de lazer para crianças e adolescentes. Porque ainda existem muitos adolescentes e crianças dispersos, então seria um distração saudável e educativa, podendo assim torná-los pessoas boas.
7.Conversando com os monitores veteranos, com o pessoal da comunidade e da escola, você sabe o que funcionava antes no local que hoje é o telecentro? Quem freqüentava? Sempre foi um espaço público?
Se não me engano era a Biblioteca, professores, alunos e funcionários. Não podemos dizer totalmente público porque acho que não era aberto para a comunidade.
8.Conhece alguma história sobre o local? Algum conhecido seu já foi monitor ou usuário do telecentro? O que eles falam pra você? Relate essa vivência.
Não até porque trabalho em um telecentro fora da minha comunidade.
9.Quem são as pessoas da comunidade (líderes, representantes, voluntários e etc.) ou instituições ( associações, comerciante e etc.) que podem contribuir para o seu projeto?
Toda a comunidade sem especificação de qualquer indivíduo, mas pessoas que poderiam contribuir mais: pessoas que constituem o CRAS, o posto de saúde, essas são algumas pessoas que inicialmente poderiam está ajudando.

10.Elabore uma ficha (formulário de identificação) com os dados que são importantes para identificar nessas pessoas (Nome, papel na comunidade, no que vai ajudar e etc.).

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO
NOME:
TELEFONE:
ENDEREÇO:
PAPEL NA COMUNIDADE:
PROFISSÃO:

11. Preencha pelo menos 03 formulário que criou na questão anterior.


FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO
NOME: MARGARETE
TELEFONE:
ENDEREÇO:
PAPEL NA COMUNIDADE: LÍDER COMUNITÁRIA
PROFISSÃO:

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO
NOME: EMANUEL
TELEFONE:
ENDEREÇO:
PAPEL NA COMUNIDADE:LÍDER DE UMA ASSOCIAÇÕES PRA DEFICIENTES
PROFISSÃO:

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO
NOME: LIANA
TELEFONE:
ENDEREÇO:
PAPEL NA COMUNIDADE: DIRETORA DA ESCOLA DA COMUNIDADE
PROFISSÃO:

OBS: Os nomes que aqui estão são pessoas da comunidade que eu moro e não da comunidade que trabalho, pois não conheço ninguém da comunidade que trabalho, e os dados que não foram preenchidos é porque realmente não sei.

12.Elabore uma lista de perguntas que poderá fazer a essas pessoas. Ex.: Desde quando mora na comunidade? Em quais ações acha que pode participar? Como acha que pode ajudar a comunidade? O que você gostaria que tivesse na região? O que gostaria que tivesse no telecentro?
O QUE A COMUNIDADE ESTÁ PRECISANDO NA SUA OPINIÃO?
QUAL SEU OBJETIVO NA COMUNIDADE?
COM QUEM PODE CONTRIBUIR PARA AJUDAR A COMUNIDADE?
QUAIS OS MAIORES PROBLEMAS QUE A COMUNIDADE ENFRENTA?
VOCÊ ACHA QUE ESSE QUADRO PODE MUDAR? COMO?

13. Liste as principais ações que irão nortear suas pesquisa para o seu Projeto, como vai ser feito o mapeamento. Ex.: Local, horário, reuniões, conversa individual, pesquisas e outros.
OBJETIVO;
PREFERÊNCIAS DE ASSUNTOS;
IMPORTÂNCIA DO ASSUNTO;
NECESSIDADE E URGÊNCIA DO PROBLEMA;
DISPONIBILIDADE DE HORÁRIO ( MANHÃ, TARDE E NOITE).

14.Como pretende fazer o registro desses momentos? Ex.: Ata, vídeos etc.
Tudo deve ser registrado as pessoas e esses momentos irão render um ótimo histórico.
Por serem os mais práticos e mais interessantes na minha concepção vídeos e fotos seriam essenciais, mais assinaturas das pessoas presentes também seria útil e talvez uma ata feita a cada mês seria eficaz.

Um comentário:

  1. Olá Regina é importante estruturar as informações para colocarmos no blog, desde jeito: perguntas e respostas fica um pouco difícil da pessoas entenderem do que se trata, não acha?

    Que tal criar um texto mais informal, que atenda as perguntas feitas na atividade do moodle e que também possa ser lido e entendido por uma pessoa da sua comunidade que costuma ler seu blog.

    #ficaadica

    ResponderExcluir